25 de fevereiro de 2010

Fase 4: Frutificação

Depois de um mês, aproximadamente, surgiram os primeiros primórdios.
Os sacos foram postos em condições de frutificação.

Nesta fase, os cogumelos necessitam de 5 factores essenciais:

  1. Luminosidade: Os sacos foram levados para o exterior, abrigados da luz solar directa. Contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa, os Pleurotus necessitam de 12h de luz por dia.
  2. Temperatura: Deve ser baixada para menos 5-10ºC relativamente à temperatura de colonização. Se os sacos foram colonizados a 10ºC, não se deverá frutificar a 0ºC. Importa é que haja um choque térmico considerável. Os sacos foram colonizados a 20ºC e foram levados para o exterior (10ºC dia, 5-0ºC noite). De referir que temperaturas mais baixas atrasam o crescimento dos frutos mas aumentam a qualidade dos mesmos
  3. Humidade: A partir da formação de primórdios a humidade relativa deve atingir os 90%. Este valor é bastante difícil de atingir, sem mecanismos adequados. Assim sendo, é importante a pulverização com água e verificar frequentemente as condições do substrato: se está a secar, verificar o peso (se está muito leve, necessita de mais água); verificar também se os frutos se aparentam vigorosos/secos, etc., borrifando o substrato várias vezes por dia , não os frutos directamente.
  4. Trocas Gasosas: Os blocos de palha colonizados foram retirados do invólucro, devido à formação de primórdios no interior do plástico. Dentro do saco, os frutos não recebem convenientemente oxigénio resultando, inevitavelmente, má-formações (pé demasiado longo e chapéu pequeno), em detrimento de frutos saudáveis com pé curto e chapéu largo e carnudo. No entanto, estes poderão permanecer dentro do saco, no máximo um dia, conseguindo reter muito mais humidade. Por outro lado, se o substrato for bem prensado, tiver furos suficientes e ficar em contacto com o plástico, não é necessário retirá-lo.
  5. Controlo de pragas: Atraídos pelo cheiro do micélio, os mosquitos e outros insectos são pragas que comprometem o desenvolvimento e a qualidade dos frutos. Este problema pode ser resolvido protegendo o local de frutificação com uma rede mosquiteira.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...